Lucro presumido x lucro real: entenda a diferença e como escolher o ideal para sua empresa

Lucro Presumido X Lucro Real Descubra Qual O Ideal Blog - Fênix Assessoria Contábil

Compartilhe nas redes!

Saiba qual a diferença entre Lucro Presumido x Lucro Real e qual a melhor opção para o seu negócio

Reunimos informações importantes as quais vão ajudar você a entender o que é o Lucro Presumido x Lucro Real e qual melhor opção para o seu empreendimento

Entender a diferença entre Lucro Presumido x Lucro Real é um passo importante para que você possa tomar decisões acertadas, quando se trata de escolher o regime tributário da sua empresa.

Sendo assim, no artigo de hoje, saberemos o que são o Lucro Presumido e o Lucro Real, qual a melhor escolha e como o planejamento tributário vai ajudar você a tomar essa decisão.

Dito isso, fique com a gente até o final do nosso material, faça uma ótima leitura e saiba como escolher entre Lucro Presumido x Lucro Real!

O que é o Lucro Presumido?

Esse regime de apuração recebe esse nome, pois o cálculo do IRPJ e da CSLL se dá com base no lucro que o Estado presume que a empresa terá em um período.

Dessa forma, no Lucro Presumido é aplicado um percentual sobre o faturamento, o qual pode variar entre 1,6% a 32%.

Feito isso, temos a base de cálculo do tributo, sobre a qual deve-se aplicar as alíquotas de 15%, para cálculo do IRPJ, e 9%, para que a gente possa obter o valor da CSLL.

Caso, no trimestre, o lucro presumido apurado seja maior do que R$ 60.000,00, deve-se aplicar uma alíquota de 10% sobre o excedente, para que se possa obter o valor do Adicional do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica.

Tanto o IRPJ quanto a CSLL devem ser calculados trimestralmente.

A título de impostos federais, a empresa também precisará recolher o PIS, aplicando-se uma alíquota de 0,65%, e a Cofins, percentual de 3,00%, ambos sobre o faturamento.

Também é importante lembrar que a empresa poderá ter que pagar outros impostos, tudo vai depender da atividade que ela desenvolve.

Por exemplo, indústrias precisam recolher também o IPI e o ICMS, já prestadores de serviços costumam ter que pagar o ISS.

Sugestão de leitura:

O que é o Lucro Real?

No Lucro Real, a empresa precisará recolher o IRPJ e a CSLL tendo como base o que, de fato, lucrou em um período.

Dessa maneira, é essencial que os seus relatórios contábeis estejam em dia.

As alíquotas de IRPJ e CSLL são, respectivamente, 15% e 9%.

Também deverá recolher o Adicional de Imposto de Renda caso o lucro tenha ultrapassado R$ 60.000,00 no trimestre.

A empresa deverá pagar o PIS, 1,65%, Cofins, 7,6%, contudo, no Lucro Real, é possível se creditar dos mesmos percentuais ao adquirir insumos.

Como no Lucro Presumido, no Lucro Real a empresa também poderá ter que pagar outros tributos, como IPI, ISS, ICMS, mas tudo dependerá das atividades desenvolvidas e movimentação financeira.

Ainda, vale lembrar que existem regras bem específicas sobre como os cálculos dos impostos devem ser feitos, o que faz do Lucro Real um enquadramento evitado por muitos gestores.

Qual é a opção mais vantajosa: Lucro Presumido x Lucro Real?

Uma dúvida muito comum entre empresários consiste em saber qual o melhor regime tributário para uma empresa.

Cabe lembrar que isso pode ser muito relativo, tendo em vista que vários fatores podem influenciar os valores que uma empresa poderá ter que recolher, a título de tributos.

Dessa forma, o ideal é contar com a realização de um planejamento tributário ao escolher entre Lucro Presumido x Lucro Real, sobre o qual vamos conversar no próximo tópico.

O que é o planejamento tributário?

Para escolher entre Lucro Presumido x Lucro Real, contar com o planejamento tributário vai ajudar você a fazer escolhas mais acertadas em seu empreendimento.

Trata-se de um estudo que leva em consideração os números passados da sua empresa para projetar os possíveis resultados que o seu negócio terá.

Com base nisso, é feito o cálculo nos diferentes regimes tributários, o que facilita saber quais deles, Lucro Presumido x Lucro Real, será o mais vantajoso para o seu empreendimento.

Ele ainda contribui para que você conheça quais outras opções existentes possibilitam economia de tributos, além de fazer com que a empresa esteja em dia com todas as suas obrigações, já que, para que a análise seja feita da forma correta, é importante conhecer todas as leis que devem ser atendidas.

Por que contar com apoio especializado?

Como já deu para perceber até aqui, em nossa conversa, escolher entre Lucro Presumido x Lucro Real requer o domínio de informações bastante particulares.

Nesse sentido, é fundamental contar com a ajuda de quem entende do assunto.

Perceba que a nossa legislação é bastante complexa, não atendê-la poderá fazer com que você tenha problemas ligados ao pagamento de multa, juros, além de ficar exposto a autuações e outras questões que podem até mesmo afetar a continuidade do seu empreendimento.

Sendo assim, é imprescindível que você tenha ajuda de quem conhece sobre o tema, ao escolher entre Lucro Presumido x Lucro Real.

Com apoio especializado fica muito mais fácil fazer escolhas alinhadas às necessidades da sua empresa e em total conformidade com a legislação.

Dito isso clique no link abaixo e conheça quem poderá ajudar você nesse assunto:

Fênix Contábil: ajudamos você a ter mais economia fiscal para o seu dia a dia

Como a gente pôde observar em nossa conversa, o cálculo do Lucro Presumido x Lucro Real precisa ser realizado seguindo várias regras.

A apuração pode variar de acordo com a atividade desenvolvida e com os números do seu empreendimento; dessa forma, conhecer o regime tributário ideal pode não ser uma tarefa tão fácil.

Nesse sentido, entender qual a melhor opção para sua empresa, se Lucro Presumido x Lucro Real, demanda considerar vários fatores, e contar com o planejamento tributário vai ajudar você nessa tarefa.

Nós, da Fênix Contábil, temos a expertise necessária para ajudar você a fazer escolhas acertadas, que representem economia de tributos para sua empresa.

Clique no botão abaixo, converse com um de nossos especialistas e conheça, de perto, as vantagens de ter o nosso suporte. 

Preciso enxugar os gastos com tributos em minha empresa!

Classifique nosso post
Summary
Lucro presumido x lucro real: entenda a diferença e como escolher o ideal para sua empresa
Article Name
Lucro presumido x lucro real: entenda a diferença e como escolher o ideal para sua empresa
Description
Saiba qual a diferença entre Lucro Presumido x Lucro Real e qual a melhor opção para o seu negócio. Leia o nosso artigo.
Author
Publisher Name
Fênix Contábil
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Maximize Lucros Com Gestão De Estoque Eficiente Estratégias Essenciais Para Comerciantes - Contabilidade para Empresas em São Paulo | Fênix Contábil

Otimize a gestão de estoque do seu comércio com nossas dicas

Maximize lucros com gestão de estoque eficiente: estratégias essenciais para comerciantes Descubra como aprimorar sua gestão de estoque e parar de perder dinheiro desnecessariamente no seu comércio No mundo do comércio, uma gestão de estoque eficaz é fundamental para o

Domine Seus OrÇamentos Estrategias Para O Sucesso Financeiro (1) - Contabilidade para Empresas em São Paulo | Fênix Contábil

Domine seus orçamentos: estratégias para o sucesso financeiro

A verdadeira razão pela qual os orçamentos falham em muitas empresas, e como você pode garantir o sucesso Descubra os segredos para evitar falhas nos orçamentos empresariais e impulsionar o sucesso da sua empresa! Orçamento empresarial é frequentemente a espinha

Recomendado só para você
Descubra agora como emitir nota fiscal em seu comércio de…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Atenção, contribuinte!

O prazo para a entrega da declaração do IRPF 2024 é até o dia 31 de maio. Não deixe para a última hora e evite multas.

Se você tem dúvidas sobre como declarar o seu Imposto de Renda, entre em contato com os nossos especialistas pelo número (11) 97760-8761 ou pelo número (11) 97760-8798. Eles estão prontos para orientar você e facilitar a sua vida.

Não perca tempo e faça já a sua declaração com segurança e tranquilidade.