7 dicas de ouro para emitir nota fiscal em seu comércio de forma eficaz

Confira 7 Dicas Para Emitir Nota Fiscal Em Seu Comercio Sem Complicacoes Blog - Fênix Assessoria Contábil

Compartilhe nas redes!

Descubra agora como emitir nota fiscal em seu comércio de forma eficaz

Emitir nota fiscal é uma obrigação do seu comércio. Saiba como fazer isso de forma eficaz e sem complicações

A emissão de notas fiscais no comércio já é uma realidade da rotina desses empreendedores, além de ser uma obrigação acessória que deve ser cumprida corretamente para evitar problemas com o governo, como o pagamento de multas e a possibilidade de responder por crime de sonegação fiscal.

Desse modo, é fundamental não só saber como realizar a correta emissão desses documentos, como também entender a melhor forma de fazer isso de forma eficaz.

Por isso, no artigo de hoje, vamos apresentar 7 dicas de ouro para que você possa emitir nota fiscal em seu comércio de forma correta e eficaz. 

Confira!

Leia também:

Como emitir nota fiscal em seu comércio sem complicações e de forma eficaz?

Por mais que faça parte da rotina dos empreendedores do setor do comércio, muitos ainda apresentam dificuldades e dúvidas na hora de realizar a correta emissão das notas fiscais. 

Pensando nisso, reunimos 7 dicas simples e efetivas que vão fazer com que você emita esses documentos de forma rápida, prática, correta e eficaz. Confira abaixo!

1. Verifique o tipo de nota fiscal que deve ser emitida em seu comércio

Você já sabe que a emissão da nota fiscal é algo obrigatório, mas sabe qual ou quais tipos de nota deve emitir em seu comércio? Esse é um dos primeiros pontos que deve ser considerado para emitir nota fiscal de forma eficaz.

Para quem trabalha com a comercialização de produtos, por exemplo, o ideal é emitir uma nota fiscal eletrônica sobre a qual incide o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Já para os produtos industrializados, deve-se indicar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

2. Faça o cadastro na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz)

A fim de que seja possível emitir nota fiscal eletrônica, é necessário realizar o registro junto aos órgãos competentes. Para a prestação de serviços, esse registro é na prefeitura do seu município. Já para o comércio e a indústria, o cadastro deve ser realizado na Sefaz do seu estado.

Para acessar a Sefaz de São Paulo, por exemplo, você pode clicar no link abaixo:

A partir desse registro, é possível solicitar a autorização para emissão de notas fiscais. Além disso, será possível emitir as NF-es diretamente no sistema oferecido pela Sefaz.

Agora está quase tudo pronto para a emissão de suas notas. O próximo passo é obter o certificado digital. Veja a seguir!

3. Obtenha um certificado digital

O certificado digital é um dos maiores avanços para a assinatura em meios eletrônicos e para a emissão e o envio de documentos de modo seguro e prático. Afinal, ele permite que você assine documentos de forma digital e com validade jurídica de qualquer lugar que você esteja.

Além disso, ele atesta a validade jurídica de sua nota fiscal eletrônica. Desse modo, trata-se de um passo fundamental para a emissão desses documentos.

Portanto, através da sua assinatura digital, é possível que o titular ou o emissor da NF-e comprove que foi a sua empresa que emitiu tal documento fiscal.

Além disso, o certificado digital serve como forma de acessar muitos dos sistemas de emissão de notas fiscais.

Para obter o seu certificado digital, é preciso procurar uma Autoridade Certificadora e fazer a solicitação. Nós, da Fênix Assessoria Contábil, podemos ajudá-lo com esse procedimento.

4. Defina o software responsável pela emissão de suas notas fiscais

Como já foi falado anteriormente, é possível utilizar o sistema oferecido pela Sefaz para emitir nota fiscal. Entretanto, também há a opção de utilizar um software próprio integrado ao sistema do governo.

Diante disso, o ideal é analisar todas as opções para identificar o sistema mais prático e vantajoso para o seu comércio.

Com esse ponto definido, você já pode emitir as notas fiscais do seu comércio.

5. Verifique se os dados estão corretos

É importante ressaltar que, depois que a nota fiscal é gerada, não há como fazer alterações, sendo necessário solicitar seu cancelamento ou substituição.

Sendo assim, visando evitar infortúnios, é importante verificar se todos os dados preenchidos estão corretos antes de gerar a nota fiscal.

6. Armazene as notas emitidas por 5 anos

Ao emitir a nota fiscal eletrônica serão gerados o XML e o DANFE. Vale ressaltar que, por mais que ambos sejam muito importantes, eles possuem funções diferentes.

O DANFE é a representação gráfica da nota fiscal, a confirmação de sua emissão e, portanto, deverá ser impresso e enviado ao cliente que receberá a mercadoria.

O XML, por sua vez, é a própria nota fiscal e deverá ser armazenado por sua empresa por, no mínimo, 5 anos a partir da sua emissão, tendo em vista que o governo pode solicitar esses documentos para possível conferência.

Desse modo, você garante maior proteção para o seu comércio diante de possíveis fiscalizações por parte do governo.

7. Conte com o suporte da Fênix Assessoria Contábil

A melhor forma de garantir a correta emissão de notas fiscais, bem como o seu devido registro e armazenamento, é contar com o suporte de especialistas contábeis. 

Afinal, esses profissionais irão garantir que todos os passos citados no artigo de hoje sejam realizados de forma correta, com o uso das tecnologias necessárias, como o certificado digital, a fim de que todo o processo de emitir nota fiscal ocorra de forma correta e eficaz.

Sendo assim, saiba que nós, da Fênix Assessoria Contábil, somos uma contabilidade especializada na prestação de serviços contábeis, fiscais e tributários com mais de 20 anos de experiência no mercado.

Conosco, você terá o suporte necessário para garantir uma empresa organizada, saudável, lucrativa e em plena conformidade fiscal.

Envie uma mensagem para que possamos conversar e entender melhor quais são as suas necessidades e como podemos trazer as soluções mais adequadas para o seu comércio.

Aguardamos o seu contato!

CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM A CONTABILIDADE IDEAL PARA O SEU COMÉRCIO!

Classifique nosso post
Summary
7 dicas de ouro para emitir nota fiscal em seu comércio de forma eficaz
Article Name
7 dicas de ouro para emitir nota fiscal em seu comércio de forma eficaz
Description
Descubra agora como emitir nota fiscal em seu comércio de forma eficaz. Para sbaer mais informações, confira o nosso artigo.
Author
Publisher Name
Fênix Contábil
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Domine Seus OrÇamentos Estrategias Para O Sucesso Financeiro (1) - Contabilidade para Empresas em São Paulo | Fênix Contábil

Domine seus orçamentos: estratégias para o sucesso financeiro

A verdadeira razão pela qual os orçamentos falham em muitas empresas, e como você pode garantir o sucesso Descubra os segredos para evitar falhas nos orçamentos empresariais e impulsionar o sucesso da sua empresa! Orçamento empresarial é frequentemente a espinha

Descubra O Cnae Ideal Para Representação Comercial (1) - Contabilidade para Empresas em São Paulo | Fênix Contábil

CNAE em Representação Comercial: Economize em Impostos!

CNAE Representação comercial: veja a opção correta para pagar o menor imposto! Entenda como o CNAE correto pode minimizar os impostos e maximizar os lucros em sua atividade comercial. Ao iniciar uma empresa no setor de representação comercial, um dos

Descubra Como O Cnae Ti Influencia Seu Negócio (1) - Contabilidade para Empresas em São Paulo | Fênix Contábil

CNAE TI: Entenda Sua Função e Por Que é Crucial

CNAE TI: o que é, a opção correta e importância Saiba tudo sobre CNAE TI: desde a definição até como a escolha impacta tributação e oportunidades. O CNAE TI, ou Classificação Nacional de Atividades Econômicas para Tecnologia da Informação, é

Recomendado só para você
Dicas importantes que vão ajudar você a otimizar seu treinamento…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Atenção, contribuinte!

O prazo para a entrega da declaração do IRPF 2024 é até o dia 31 de maio. Não deixe para a última hora e evite multas.

Se você tem dúvidas sobre como declarar o seu Imposto de Renda, entre em contato com os nossos especialistas pelo número (11) 97760-8761 ou pelo número (11) 97760-8798. Eles estão prontos para orientar você e facilitar a sua vida.

Não perca tempo e faça já a sua declaração com segurança e tranquilidade.