Gestão de cobrança: saiba como fazer da forma adequada em seu comércio

Como Gerir As Cobrancas Em Seu Comercio De Forma Eficaz Blog - Fênix Assessoria Contábil

Compartilhe nas redes!

Entenda como realizar corretamente a gestão de cobrança em sua empresa comercial

Depois de ler este artigo, a gestão de cobrança em seu negócio será a mesma apenas se você quiser. Conheça o material que preparamos e otimize a forma como ela é feita em sua empresa

A forma como a gestão de cobrança é realizada em seu empreendimento está muito relacionada à saúde financeira do seu negócio.

Todavia, falar sobre esse assunto nem sempre é algo fácil para gestores. Foi sabendo disso que preparamos o presente artigo, com o propósito de auxiliar administradores e profissionais que atuam no setor financeiro a terem maior controle sobre os seus recursos.

Nele, a gente vai bater um papo sobre a importância de se acompanhar da forma correta os níveis de inadimplência do estabelecimento, definir o que, de fato, é a gestão financeira, dificuldades que gestores costumam ter quanto ao assunto, cuidados que devem ser tomado para uma maior eficiência ao realizar a gestão de cobrança e traremos dicas de como fazê-la com praticidade.

Dito isso, fique com a gente até o final do nosso material e faça uma excelente leitura.

Por que você precisa ter cuidado com os níveis de inadimplência em seu negócio?

Quem é gestor sabe a importância de ter um acompanhamento adequado de tudo o que diz respeito aos valores do empreendimento, principalmente no que se refere àquilo que entra no caixa da empresa.

Isso porque, por exemplo, tratando-se dos valores pagos pelos clientes, é a partir deles que você consegue manter sua programação financeira e honrar seus compromissos.

Não ter fundos em seu caixa para quitar as suas obrigações diárias contribui para trazer sérios riscos ao seu negócio. Para ilustrar, ao não pagar uma determinada conta, você poderá ter que lidar com o pagamento de juros, multas… Tratando-se de impostos, poderá ficar exposto a autuações, dentre outros riscos.

Sendo assim, conhecer e adotar medidas que busquem controlar os níveis de inadimplência é essencial, e a maneira como a gestão de cobrança é realizada em seu empreendimento tem grande participação nesse assunto.

Dito isso, antes de a gente ir para o próximo tópico, no qual conversamos de forma mais específica sobre a gestão de cobrança, aproveite para conhecer alguns artigos que vão facilitar a administração do seu empreendimento:

O que é gestão de cobrança?

Ela pode ser entendida como as estratégias utilizadas para entender como estão sendo realizados os pagamentos por partes dos clientes de um determinado empreendimento.

Dentre outros aspectos, ela se preocupa com as estratégias que serão adotadas para reduzir ou anular o número de clientes em atraso em uma determinada empresa.

Diante disso, a forma como ela é realizada tem forte impacto na saúde financeira do negócio e, portanto, deve ser tratada de maneira estratégica, tendo em vista até mesmo que não realizar a cobrança da forma correta pode até mesmo fazer com que o negócio tenha de lidar com alguns outros problemas, como veremos a seguir.

Quais as dificuldades que gestores costumam ter quando se trata desse assunto?

Profissionais que estão à frente de um empreendimento têm de lidar com várias demandas, na maioria das vezes de uma só vez.

Dessa forma, é comum priorizarem sua atenção para aspectos que demandam mais urgência.

Nesse contexto, o que acaba acontecendo é que a gestão de cobrança acaba sendo deixada de lado e passa a ser tema de cuidados especiais apenas quando a empresa está com algum problema financeiro grave e altos índices de inadimplência, ou mesmo outros problemas diretamente ligados ao assunto.

Outra dificuldade que costumam enfrentar quanto ao tema está ligada ao desconhecimento de técnicas que possam ajudar a realizar uma gestão de cobrança mais eficiente, bem como implicações que a empresa pode ter se, durante a abordagem, não se atentar a detalhes importantes.

Quais cuidados ter ao realizá-la em seu empreendimento?

Ao lidar com a cobrança a seus clientes, é importante ter em mente que fazer isso seguindo uma estratégia adequada aumenta as chances de você ter sucesso em suas ações.

Dessa forma, isso demanda que você tenha um planejamento prévio sobre como sua gestão de cobrança deverá acontecer.

Outro aspecto crucial para evitar maiores problemas ao realizá-la em seu empreendimento está relacionado à necessidade de tudo ser feito de acordo com o que manda a legislação.

Um dos pontos primordiais que você precisa considerar é o Código de Defesa do Consumidor, principalmente o que traz seus artigos 42 e 42-A.

Então, você precisa ter muito cuidado para não constranger ao cobrar seus clientes, além de ter um controle adequado dos pagamentos que são feitos à sua empresa visando evitar cobrança em duplicidade, dentre outros.

Como fazer a gestão de cobrança com mais eficiência?

Até aqui, já deu para perceber por que ter cuidado com esse assunto em sua empresa é algo importante.

Dessa forma, estruturar como ela é realizada em seu empreendimento ajudará você a evitar erros ao abordar seus clientes, permitirá a abertura de canais para que se facilite a negociação e trará várias outras vantagens as quais vão ajudar você a gerir, com mais tranquilidade, suas finanças.

Adotar uma régua de cobrança é uma decisão que tem ajudado muitos empreendimentos a realizarem uma abordagem eficiente.

Por meio dela, você define como serão realizados os contatos, quais meios utilizar e quais os momentos.

Ao montar uma régua de cobrança, você também define quais informações serão passadas e em qual momento.

Por exemplo, definir um contato por meio de mensagem telefônica 2 dias antes de uma conta vencer, para lembrar o cliente do compromisso…

Dito isso, clique no botão abaixo e conheça quem pode ajudar você a ter mais eficiência ao gerir as finanças do seu empreendimento:

Fênix Assessoria Contábil: vamos ajudar você a ter mais eficiência na gestão de suas finanças

Como a gente pôde observar em nossa conversa, ter cuidado como a gestão de cobrança é feita em sua empresa é importante por vários motivos, para controlar níveis de inadimplência e garantir que seus processos estejam dentro do que permite a legislação são apenas alguns deles.

Nós, da Fênix Contabilidade, temos a expertise necessária para ajudar você e em vários outros assuntos que envolvem a gestão do seu empreendimento.

Clique no botão abaixo, converse com a gente e conheça de perto os benefícios de contar com o nosso suporte.

Preciso de ajuda para ter maior controle sobre os meus números!

5/5 - (1 vote)
Summary
Article Name
Gestão de cobrança: saiba como fazer da forma adequada em seu comércio
Description
Entenda como realizar corretamente a gestão de cobrança em sua empresa comercial. Para saber mais informações, confira o nosso artigo.
Author
Publisher Name
Fênix Contábil
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Maximize Lucros Com Gestão De Estoque Eficiente Estratégias Essenciais Para Comerciantes - Contabilidade para Empresas em São Paulo | Fênix Contábil

Otimize a gestão de estoque do seu comércio com nossas dicas

Maximize lucros com gestão de estoque eficiente: estratégias essenciais para comerciantes Descubra como aprimorar sua gestão de estoque e parar de perder dinheiro desnecessariamente no seu comércio No mundo do comércio, uma gestão de estoque eficaz é fundamental para o

Domine Seus OrÇamentos Estrategias Para O Sucesso Financeiro (1) - Contabilidade para Empresas em São Paulo | Fênix Contábil

Domine seus orçamentos: estratégias para o sucesso financeiro

A verdadeira razão pela qual os orçamentos falham em muitas empresas, e como você pode garantir o sucesso Descubra os segredos para evitar falhas nos orçamentos empresariais e impulsionar o sucesso da sua empresa! Orçamento empresarial é frequentemente a espinha

Recomendado só para você
Entenda quais as vantagens e as desvantagens de optar pelo…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Atenção, contribuinte!

O prazo para a entrega da declaração do IRPF 2024 é até o dia 31 de maio. Não deixe para a última hora e evite multas.

Se você tem dúvidas sobre como declarar o seu Imposto de Renda, entre em contato com os nossos especialistas pelo número (11) 97760-8761 ou pelo número (11) 97760-8798. Eles estão prontos para orientar você e facilitar a sua vida.

Não perca tempo e faça já a sua declaração com segurança e tranquilidade.