Cálculo do IR: confira como fazer no seu comércio

Cálculo IR

Compartilhe nas redes!

Atualizado em fevereiro de 2023.

Entenda como deve ser feito o cálculo do IR em comércio – passo a passo completo 

O cálculo do Imposto de Renda é uma obrigação tributária para empresas no comércio. Saiba como fazer!

O cálculo do IR é uma obrigação tributária que deve ser cumprida por todas as empresas, inclusive os comércios.

Esse processo pode até parecer complexo, mas é fundamental para manter a conformidade fiscal e evitar problemas com o fisco. 

Neste artigo, vamos fornecer um passo a passo completo para ajudá-lo a entender como deve ser feito o cálculo do IR em comércio. 

Desde as informações básicas sobre o tributo até as etapas detalhadas para realizar os cálculos, este guia abrangente fornecerá as informações necessárias para que você possa cumprir suas obrigações fiscais de forma eficiente e eficaz. Confira!

Caso queira mais informações de contabilidade para o seu comércio, veja estas postagens:

Passo a passo para realizar o cálculo do IR no seu comércio

  • Obtenha as informações necessárias: para realizar o cálculo do IR, você precisará de informações, como o faturamento total da empresa, as despesas dedutíveis, a base de cálculo e a alíquota correspondente;
  • Calcule o faturamento total: some todas as receitas obtidas pela empresa durante o período a que se refere o cálculo do IR;
  • Subtraia as despesas dedutíveis: para obter a base de cálculo do IR, é preciso subtrair as despesas dedutíveis do faturamento total. Verifique se a empresa tem direito a alguma dedução permitida, como a dedução de incentivos fiscais, por exemplo;
  • Calcule a base de cálculo: após subtrair as despesas dedutíveis, você terá a base de cálculo do IR;
  • Aplique a alíquota correspondente: a alíquota do IR varia de acordo com o regime tributário da empresa. Para empresas do Simples Nacional, a alíquota varia de acordo com o faturamento e tipo de atividade da empresa. Já para empresas do Lucro Real ou Presumido, a alíquota do IRPJ é de 15%, com adicional de 10% para a parcela do lucro que ultrapassar o limite de R$ 20 mil por mês;
  • Encontre o valor do IRPJ: multiplique a base de cálculo pela alíquota correspondente para obter o valor do IR a ser pago.

Em resumo…

Lembre-se de que é fundamental manter todos os documentos e comprovantes de pagamento do IR em dia para evitar problemas com o fisco. 

O cálculo do IRPJ deve ser feito individualmente e a alíquota de IRPJ para comércios pode variar dependendo do regime tributário adotado pela empresa. 

Para empresas tributadas sob o regime Lucro Real, Lucro Presumido ou Lucro Arbitrado, a alíquota é de 15% sobre o lucro.

Além disso, é importante estar sempre atualizado sobre as mudanças na legislação tributária que possam afetar o cálculo do IR em comércios.

Evite erros na apuração do seu Imposto de Renda!

Caso você ainda tenha dúvidas sobre como calcular o Imposto de Renda em comércios ou precise de ajuda para cumprir suas obrigações fiscais, não hesite em entrar em contato com a Fênix Assessoria Contábil

Nossa equipe de profissionais altamente capacitados está à disposição para oferecer suporte e orientação em relação a todas as questões contábeis e fiscais da sua empresa. 

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo a manter a conformidade fiscal e evitar problemas com o fisco.

Faça seu IR com ajuda de especialistas!

Classifique nosso post
Summary
 Cálculo do IR: confira como fazer no seu comércio
Article Name
Cálculo do IR: confira como fazer no seu comércio
Description
Entenda como deve ser feito o cálculo do IR em comércio - passo a passo completo. Leia o artigo que preparamos até o final e saiba mais!
Author
Publisher Name
Fênix Contábil
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Reforma Tributária 2024 Descubra As Mudanças Que Podem Impactar Seus Impostos - Contabilidade para Empresas em São Paulo | Fênix Contábil

Reforma tributária 2024: o que esperar de mudanças?

Reforma tributária 2024: quais mudanças esperar Confira quais as principais mudanças que a reforma tributária 2024 pretende trazer para o cenário empresarial. A reforma tributária 2024 é um dos temas mais importantes e polêmicos da agenda política brasileira. Mesmo sendo

Recomendado só para você
Parcelamento do Simples Nacional para empresas: como e quando fazer? …
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
FENIX ASSESSORIA CONTÁBIL LTDA

Com mais de 23 anos de mercado, oferecemos serviços para Sociedade Limitada Unipessoal, Simples Nacional, Lucro Presumido e Real, visando a melhoria de desempenho e o consequente crescimento, otimizando custos operacionais e tributários, e procurando contribuir para o aumento da margem de lucro e competividade.

Somos especialistas em assessoria, consultoria e de assistência operacional para prestadores de serviços, voltados à gestão de negócios de TI.

Com a transição da contabilidade digital, fomos nos adaptando e transformando a empresa para prestar serviços de qualidade e com atendimento mais humanizado. Temos uma equipe formada por pessoas que estão sempre inquietas, na busca de inovação, visando sempre trazer melhorias e qualidade aos nossos clientes.

Alinhada com os desafios apresentados por cenário cada vez mais competitivo e tecnológico, a FENIX vem auxiliando as organizações na racionalização da carga tributária, no entendimento dos temas e discussões atuais bem como no cumprimento das regras legais (compliace) de uma forma objetiva e abrangente.

Nesse sentido, a FENIX tem buscado a especialização nas mais diversas áreas tributárias, atuando nas questões relacionadas aos Tributos Diretos, Indiretos, Trabalhistas e Previdenciários.

Conte com a EQUIPE FENIX, temos o prazer de recebê-lo. Solicite um orçamento ou uma visita de nossos profissionais.