Declaração do IR para comércios: tudo que você precisa saber

Declaração IR

Compartilhe nas redes!

Atualizado em fevereiro de 2023.

Declaração do IR: veja como deve ser feita, quais documentos são necessário e o prazo de entrega 

Confira os principais detalhes para realizar a declaração do IR para comércios, como os documentos necessários e o prazo de entrega, e evite problemas com a Receita Federal.

A declaração do IR é uma obrigação das empresas, incluindo os comércios. Mas, muitas vezes, os comerciantes podem ter dúvidas e incertezas sobre como fazê-la corretamente. 

Neste artigo, vamos explicar os principais detalhes de como fazer a declaração do Imposto de Renda corretamente, bem como os documentos necessários e o prazo de entrega. 

Com essas informações, esperamos ajudar você a cumprir as obrigações fiscais do seu comércio de forma adequada, evitando possíveis penalidades por descumprimento das normas. Confira!

Caso queira mais informações sobre as obrigações principais e acessórias do seu comércio, veja estas postagens:

O que você precisa saber para fazer a declaração de IR do seu comércio?

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que a declaração do IR de pessoas físicas é diferente da declaração de pessoas jurídicas.

Antes, você declarava as informações sobre o Imposto de Renda do seu comércio através da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ). Entretanto, essa declaração foi substituída pela Escrituração Contábil Fiscal (ECF).

Sendo assim, se você tem um comércio tributado pelo Lucro Presumido ou Lucro Real, deve entregar a ECF.

Vale ressaltar que as informações do IRPJ de empresas enquadradas no Simples Nacional são fornecidas mensalmente através do pagamento do DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

Com esses pontos esclarecidos, vamos aos documentos necessários para enviar essa declaração!

Documentos necessários para a declaração do IR

Para fazer a declaração do Imposto de Renda para comércios, é necessário ter em mãos a documentação que comprove todas as movimentações financeiras realizadas pela empresa durante o ano anterior. 

Entre os documentos que podem ser necessários para a declaração estão:

  • Extratos bancários: comprovantes das movimentações bancárias da empresa;
  • Notas fiscais de compra e venda: documentos que comprovam as transações comerciais realizadas;
  • Comprovantes de pagamento de tributos: documentos que comprovam o pagamento de impostos e taxas.

Além disso, é importante ter em mãos os documentos pessoais do responsável pela empresa, como CPF, RG, comprovante de endereço, entre outros. 

Com essas informações em mãos, é possível fazer a declaração do Imposto de Renda para comércios de forma correta e evitar problemas com a Receita Federal. 

É recomendável buscar a ajuda de um contador para garantir que a declaração esteja de acordo com as normas vigentes.

Qual o prazo de entrega do IR 2023?

O prazo de entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), conforme o site do Sped, deve ser “até o último dia útil do mês de julho do ano subsequente ao ano-calendário a que se refira a escrituração”.

Desse modo, para 2023, o prazo vai até o dia 31 de julho.

Evite problemas na hora de realizar a declaração de Imposto de Renda!

Para garantir a correta elaboração e envio da declaração do seu comércio, é fundamental que você conte com a ajuda de um contador experiente na área. 

A Fênix Assessoria Contábil está à disposição para ajudar você a realizar a declaração de forma correta e eficiente, garantindo o cumprimento de todas as obrigações fiscais da sua empresa. 

Entre em contato conosco e saiba como podemos auxiliar no seu negócio!
Clique aqui para fazer a declaração do IR com a ajuda de especialistas!

Classifique nosso post
Summary
Declaração do IR para comércios: tudo que você precisa saber
Article Name
Declaração do IR para comércios: tudo que você precisa saber
Description
Declaração do IR: veja como deve ser feita, quais documentos são necessário e o prazo de entrega. Para saber mais do assunto, leia o artigo!
Author
Publisher Name
Fênix Contábil
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Assessoria Contábil Em São Paulo - Contabilidade para Empresas em São Paulo | Fênix Contábil

Impulsione Seu Negócio com Assessoria Contábil em São Paulo

Assessoria Contábil em São Paulo: A Chave para Alavancar o Crescimento do Seu Negócio Descubra como uma assessoria contábil especializada em São Paulo pode transformar a gestão do seu negócio, otimizando processos e garantindo maior lucratividade, mesmo em tempos de

Prepare Se Para As Mudanças No Teto Simples Nacional Em 2025! - Contabilidade para Empresas em São Paulo | Fênix Contábil

Mudanças no Teto Simples Nacional 2025: Prepare Sua Empresa!

Teto Simples Nacional: Mudanças de 2025 Que Todo Empresário Precisa Conhecer Descubra como as alterações no Teto Simples Nacional para 2025 podem impactar sua empresa e prepare-se para aproveitar novas oportunidades. Se você é empresário e se preocupa com o

Descubra O Segredo Da Precificação Lucrativa Para Seu Negócio! - Contabilidade para Empresas em São Paulo | Fênix Contábil

Precificação de Serviços: Defina Preços Competitivos e Lucrativos

Precificação de Serviços: Guias Essenciais para Empresários Definirem Preços Competitivos e Lucrativos Descubra como definir preços que atraem clientes e aumentam a lucratividade do seu negócio, garantindo competitividade no mercado. Definir o preço de um serviço pode ser um dos

Controle De Estoque Reduza Custos E Aumente Seus Lucros! - Contabilidade para Empresas em São Paulo | Fênix Contábil

Controle de Estoque: Reduza Custos e Aumente Lucros Agora!

Controle de Estoque Eficiente: Estratégias Essenciais para Empresários Reduzirem Custos e Aumentarem Lucros Descubra como um controle de estoque eficiente pode transformar sua gestão empresarial, alavancando lucros e minimizando desperdícios. Empresários enfrentam desafios diários para manter a saúde financeira de

Acidente De Trabalho Proteja Sua Empresa De Multas E Processos - Contabilidade para Empresas em São Paulo | Fênix Contábil

Acidente de Trabalho: O Que Sua Empresa Precisa Saber

Acidente de Trabalho: Entenda as Normas e Proteja Sua Empresa Descubra como evitar multas, proteger seus colaboradores e garantir que sua empresa esteja em conformidade com as normas trabalhistas. Os acidentes de trabalho são uma realidade que pode impactar profundamente

Recomendado só para você
Atualizado em fevereiro de 2023. Gestão de vendas no comércio:…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Ainda indeciso? Não perca a chance de economizar!

Aproveite nossos planos exclusivos para empresas de comércio no Simples Nacional. Contrate até o dia 30/12/2024 e aproveite a promoção!

Promoção exclusiva!

Planos exclusivos para empresas de comércio no Simples Nacional com contratos de 12 meses a partir de R$ 280,00. Aproveite a promoção até o dia 30/12/2024 e economize agora!

Atenção, contribuinte!

O prazo para a entrega da declaração do IRPF 2024 é até o dia 31 de maio. Não deixe para a última hora e evite multas.

Se você tem dúvidas sobre como declarar o seu Imposto de Renda, entre em contato com os nossos especialistas pelo número (11) 97760-8761 ou pelo número (11) 97760-8798. Eles estão prontos para orientar você e facilitar a sua vida.

Não perca tempo e faça já a sua declaração com segurança e tranquilidade.

FENIX ASSESSORIA CONTÁBIL LTDA

Com mais de 23 anos de mercado, oferecemos serviços para Sociedade Limitada Unipessoal, Simples Nacional, Lucro Presumido e Real, visando a melhoria de desempenho e o consequente crescimento, otimizando custos operacionais e tributários, e procurando contribuir para o aumento da margem de lucro e competividade.

Somos especialistas em assessoria, consultoria e de assistência operacional para prestadores de serviços, voltados à gestão de negócios de TI.

Com a transição da contabilidade digital, fomos nos adaptando e transformando a empresa para prestar serviços de qualidade e com atendimento mais humanizado. Temos uma equipe formada por pessoas que estão sempre inquietas, na busca de inovação, visando sempre trazer melhorias e qualidade aos nossos clientes.

Alinhada com os desafios apresentados por cenário cada vez mais competitivo e tecnológico, a FENIX vem auxiliando as organizações na racionalização da carga tributária, no entendimento dos temas e discussões atuais bem como no cumprimento das regras legais (compliace) de uma forma objetiva e abrangente.

Nesse sentido, a FENIX tem buscado a especialização nas mais diversas áreas tributárias, atuando nas questões relacionadas aos Tributos Diretos, Indiretos, Trabalhistas e Previdenciários.

Conte com a EQUIPE FENIX, temos o prazer de recebê-lo. Solicite um orçamento ou uma visita de nossos profissionais.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?