Teve queda nas vendas do seu comércio? Como contornar essa situação

221221114424 (2) - Fênix Assessoria Contábil

Compartilhe nas redes!

Teve queda nas vendas do seu comércio? Como contornar essa situação  

 A queda nas vendas é uma situação que pode afetar toda empresa, no ramo do comércio, isso é ainda mais comum. O importante é saber como contornar essa situação e não entrar em uma má situação financeira irreversível.

Quando o comércio começa a perder vendas, muitas vezes as empresas entram em estado de pânico e buscam maneiras de se salvar o mais rápido possível. No entanto, é necessário ter calma e não sair tomando as primeiras “providências” que surgirem.

Neste artigo, vamos ver como contornar essa situação, quando o comércio está tendo uma queda de vendas, da forma certa.

Melhore suas vendas e sua lucratividade com eficiência, para isso, leia também… 

O que pode causar a queda da venda no comércio?

O pânico sobre a diminuição das vendas pode trazer uma série de decisões mal orientadas e improdutivas que podem levar a um efeito de bola de neve indesejável. 

Felizmente, é possível aprender a virar a mesa com conhecimento e preparação. Para evitar as perdas causadas por este declínio, é preciso estar ciente dos grandes erros que causam este problema, dentre os principais motivos para a queda de vendas no comércio, estão:

  • Atendimento de má qualidade;
  • Não saber como agregar valor ao produto comercializado;
  • Falta de marketing de qualidade;
  • Não ter uma estratégia de venda bem definida;
  • Não se atentar aos fatores sazonais;
  • Precificação incorreta, entre outros.

Como contornar a queda de vendas no comércio?

1- Entendendo o motivo

Para começar, é importante entender o motivo da queda nas vendas. É preciso ter cuidado para não confundir os sintomas com as causas. Por exemplo, você pode identificar sintomas como a perda de clientes, menos tráfego na loja ou menos compras online, mas o verdadeiro motivo é outro.

Alguns fatores que podem afetar as vendas são, além dos já citados acima, mudanças no mercado, mudanças na concorrência ou mudanças no comportamento dos consumidores. Certifique-se de verificar todos esses fatores antes de tomar qualquer decisão. É imprescindível entender o motivo da queda nas vendas para poder desenvolver estratégias efetivas.

2- Elaborar um plano de ação

Após identificar as possíveis causas da queda nas vendas, é hora de elaborar um plano de ação. O plano deve incluir ações específicas para contornar a situação e recuperar as vendas. 

Algumas ações possíveis são inovação de produtos, melhora da qualidade do serviço e mudança da estratégia de marketing. Tudo vai depender da cauda do problema.

3- Melhorar a marca

Uma das formas mais eficazes e rápidas de recuperar as vendas é levar melhoria a sua marca. Essa estratégia consiste em investir em campanhas de publicidade para atrair novos clientes e divulgar os produtos de forma otimizada.

Outras formas de melhorar a marca são o uso das redes sociais, parcerias estratégicas e programas de fidelidade. Essas ações são importantes para reativar clientes antigos e atrair novos.

4- Investir na capacidade de atendimento

Investir na capacidade de atendimento é essencial para qualquer empresa. Ter um serviço de qualidade é fundamental para reter clientes e aumentar as vendas. Por isso, é necessário investir em treinamento dos funcionários, tecnologias de atendimento, ferramentas de automação e processos de gestão da qualidade.

5- Mudar a estratégia de marketing

Às vezes, é necessário mudar a estratégia de marketing para melhorar as vendas. Uma estratégia bem-sucedida de marketing deve considerar as preferências dos clientes e a necessidade de estar constantemente criando conteúdo relevante. Também é importante estabelecer parcerias estratégicas e testar novas plataformas de marketing.

6- Revise seus preços 

É natural querer aumentar os lucros, pois isso ajuda a construir o negócio. Entretanto, não é aceitável fazer qualquer medida de redução de custos que resultaria na perda de clientes. 

Aumentar os preços para aumentar os lucros não é a solução mais sensata. Se o preço for muito alto, provocará uma diminuição nas vendas e na receita, o que só dificulta o aumento dos lucros.

7- Confira os fatores sazonais 

Se você identificar uma queda nas vendas, é bom entender que fatores sazonais podem estar afetando seu negócio. Uma estratégia para reverter essa situação é acompanhar como as variações de mercado impactam o público-alvo e criar estratégias para atuar conforme essa sazonalidade e aumentar o interesse nas suas ofertas.

Conte com o respaldo da Fênix Assessoria Contábil em seu comércio!

Em suma, quando o comércio tem uma queda nas vendas, é importante entender o motivo e elaborar um plano de ação para recuperar o faturamento. 

Para evitar futuras quedas nas vendas, é importante manter os clientes ativos, seguir as tendências de mercado para manter a competitividade mesmo com a alteração de fatores externos. 

Se você estiver enfrentando problemas com queda nas vendas, entre em contato com os especialistas da Fênix Assessoria Contábil. Com os serviços da Fênix, você terá apoio para desenvolver um planejamento para melhorar o desempenho do seu negócio.

UTILIZE ESSE LINK PARA TER AUXÍLIO ESPECIALIZADO EM SEU COMÉRCIO

5/5 - (1 vote)
Summary
 Teve queda nas vendas do seu comércio? Como contornar essa situação
Article Name
Teve queda nas vendas do seu comércio? Como contornar essa situação
Description
Quando as vendas diminuem, é um problema que causa um grande estresse e resulta em uma perda financeira considerável.
Author
Publisher Name
NOVA FENIX CONTABILIDADE
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Bitributação para empresas: O que é e como evitar na…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
FENIX ASSESSORIA CONTÁBIL LTDA

Com mais de 23 anos de mercado, oferecemos serviços para Sociedade Limitada Unipessoal, Simples Nacional, Lucro Presumido e Real, visando a melhoria de desempenho e o consequente crescimento, otimizando custos operacionais e tributários, e procurando contribuir para o aumento da margem de lucro e competividade.

Somos especialistas em assessoria, consultoria e de assistência operacional para prestadores de serviços, voltados à gestão de negócios de TI.

Com a transição da contabilidade digital, fomos nos adaptando e transformando a empresa para prestar serviços de qualidade e com atendimento mais humanizado. Temos uma equipe formada por pessoas que estão sempre inquietas, na busca de inovação, visando sempre trazer melhorias e qualidade aos nossos clientes.

Alinhada com os desafios apresentados por cenário cada vez mais competitivo e tecnológico, a FENIX vem auxiliando as organizações na racionalização da carga tributária, no entendimento dos temas e discussões atuais bem como no cumprimento das regras legais (compliace) de uma forma objetiva e abrangente.

Nesse sentido, a FENIX tem buscado a especialização nas mais diversas áreas tributárias, atuando nas questões relacionadas aos Tributos Diretos, Indiretos, Trabalhistas e Previdenciários.

Conte com a EQUIPE FENIX, temos o prazer de recebê-lo. Solicite um orçamento ou uma visita de nossos profissionais.