Índice
ToggleTudo o que você precisa saber para abrir um CNPJ para comércio
O primeiro passo para abrir as portas do seu comércio é ter o CNPJ em mãos
Se você quer ver o seu comércio abrir as portas e começar a atender os clientes, vai precisar que antes o CNPJ dele seja aberto com sucesso.
Por conta disso, é tão importante seguir um passo a passo completo antes de começar a abrir o seu comércio, até porque o sonho pode se transformar em um pesadelo quando cada uma das etapas não é feita conforme o esperado pelos órgãos responsáveis.
E mesmo que pareça bem simples abrir um CNPJ para comércios, nem sempre é tão fácil de se resolver, principalmente quando o empreendedor decide colocar a mão na massa e abrir o seu próprio negócio sozinho, acumulando diversas tarefas e obrigações de uma vez só.
Então, se você é o famoso empreendedor que é adepto ao “eupresa”, não assuma mais responsabilidades do que realmente consiga cumprir, isso vai evitar que o seu futuro comércio enfrente problemas no futuro.
A fim de que esse não seja o seu caso, vamos explicar todos os passos para abrir o CNPJ do seu comércio nos próximos tópicos.
O que você precisa para abrir um CNPJ para comércios?
Se você chegou aqui, é porque realmente precisa de uma lista resumida e certeira de tudo o que é necessário para ter o CNPJ do seu comércio em mãos sem sofrer com burocracias, então anote todos os itens abaixo:
- RG (cópia autenticada);
- CPF (cópia simples);
- Certidão de casamento;
- Carteira do órgão regulamentador (depende do seguimento que sua empresa vai atuar, como OAB e CREA, por exemplo)
- Comprovante de endereço residencial (cópia simples);
- Última declaração do imposto de renda.
Lembre-se caso o seu comércio tenha sócios, os documentos deles também serão necessários.
Além disso, é claro que os documentos do seu futuro comércio também serão necessários, e eles são:
- Comprovante de endereço comercial da sede da empresa (cópia simples do documento);
- IPTU ou documento que conste a inscrição imobiliária ou indicação fiscal do imóvel sede da empresa;
- Atividades da empresa;
- Nome fantasia.
A partir do momento em que você tiver todos os documentos citados acima em mãos, é hora de começar a abrir de verdade o seu comércio.
Qual é o passo a passo para abrir o CNPJ do seu comércio?
Depois de organizar toda a documentação citada acima, é hora de iniciar a abertura do seu comércio.
É importante ressaltar que a relação de documentos que apresentamos refere-se à abertura de ME (microempresa) ou EPP (empresa de pequeno porte).
Faça o contrato social do seu comércio
O contrato social é praticamente a certidão de nascimento da sua empresa, tendo, dessa forma, várias informações sobre o comércio, principalmente dos sócios.
O contrato social é o primeiro passo, pois é um documento obrigatório nas etapas seguintes.
Faça o registro na Junta Comercial para o seu comércio
É nessa hora que seu negócio nasce e pode atuar legalmente. O registro na Câmara de Comércio é um certificado para o CNPJ da sua empresa.
A Junta Comercial também lhe dará o NIRE, o número de identificação da empresa, necessário para obter o CNPJ da sua empresa e a partir do qual é possível abrir o CNPJ da sua futura empresa.
Como a Fênix Contábil pode ajudar você a abrir CNPJ facilmente?
Somos especializados em abertura de empresas e vamos ajudar o seu comércio a abrir as portas com facilidade e principalmente sem burocracia.