5 dicas para superar as dificuldades iniciais de uma pequena empresa

Conheca 5 Dicas Blog - Fênix Assessoria Contábil

Compartilhe nas redes!

5 dicas para superar as dificuldades iniciais de uma pequena empresa 

 Saiba abaixo como vencer os principais desafios iniciais que uma empresa e empreender no Brasil

O empreendedorismo no Brasil se tornou uma solução para pessoas que querem dar vida às suas ideias em um mercado emergente. 

No entanto, iniciar sua própria empresa não é simples. A economia do país passou por uma importante transformação na última década, tornando-a um viveiro de empreendedores. 

Apesar disso, muitas empresas fecham nos anos iniciais de operação. Vamos analisar as dificuldades iniciais de um negócio no Brasil, e que opções temos para vencê-las e ter sucesso com sua empresa. 

Vamos lá 

Empreender no Brasil, quais dificuldades é preciso vencer?

Embora a Lei de Liberdade Econômica tenha aliviado um pouco este cenário, tornar-se um empresário ainda requer muito esforço. Alguns dos principais desafios a vencer na hora de empreender são:

  • Falta de preparo sobre o mercado;
  • Falta de capacitação para o empreendedorismo;
  • Falta de planejamento;
  • Falta de gestão empresarial;
  • Deficiência nos processos burocráticos;
  • Falta de gestão de pessoas;
  • Deficiência no marketing, entre outros.

Com os materiais que disponibilizamos abaixo, ficará mais fácil vencer os desafios de empreender, confira.

Como superar as dificuldades iniciais de uma pequena empresa?

O Brasil está entre os principais países para o empreendedorismo, mas a proporção de empresas que deixam de funcionar nos estágios iniciais é significativa. 

Confira 5 dicas para vencer as dificuldades iniciais em uma empresa.

  1. Capacite-se

Quando você está administrando seu próprio negócio, você deve ser versado em uma variedade de assuntos. Se você é um empreendedor individual ou parte de uma pequena equipe, você deve ter um entendimento de finanças, administração de pessoal, pesquisa de mercado e outras áreas.

É por isso que é inteligente investir em cursos de treinamento e melhorar seus conhecimentos em quaisquer áreas em que você sinta necessidade.

As aulas de empreendedorismo estão disponíveis on-line e gratuitamente, incluindo inteligência emocional, falar em público, liderança, gestão de pessoas, criatividade, marketing e gestão de tempo. Cada uma dessas habilidades pode ajudá-lo a enfrentar sua vida diária no trabalho e a melhorar suas decisões em novas situações. 

Algumas áreas que são indispensáveis para o sucesso de uma empresa desde o início são:

  • Liderança;
  • Gestão financeira;
  • Sistema tributário;
  • Atendimento ao cliente;
  • Marketing.
  1. Vencendo a inexperiência

Todos que estão no topo hoje começaram em algum momento sem qualquer experiência. Você terá que lidar com inseguranças causadas pela inexperiência, mas há várias maneiras de ajudá-lo. 

Estudar sobre empresários de sucesso e conversar com veteranos de negócios são ambas excelentes sugestões para superar obstáculos em seus negócios. Também vale a pena notar que interagir com empresários mais experientes é benéfico. Você pode participar de seminários, palestras, aulas ou mesmo de redes sociais para conhecer empreendedores experientes e ideias comerciais.

E, para vencer os problemas que a inexperiência podem trazer a sua empresa, busque:

  • Validação da sua ideia;
  • Entender sobre sua atividade;
  • Estudar sobre o mercado;
  • Faça o seu plano de negócios.
  1. Não morra na praia, planeje as suas finanças 

Você deve fazer um investimento significativo para iniciar seu próprio negócio na maioria dos campos. O planejamento é crucial para ser um empreendedor, e requer ter dinheiro suficiente para iniciar seu próprio negócio. Seja R $50,00 ou R $200.000, você deve ter controle e visão de suas despesas na fase inicial.

Afinal, a estabilidade financeira a longo prazo é um dos maiores pilares para manter sua empresa saudável e em crescimento. O empresário inicial, no entanto, pode achar que este é um dos aspectos mais difíceis de planejar corretamente.

É importante estimar corretamente as despesas desde o início. Você deve começar determinando a quantia de dinheiro que precisa investir para iniciar sua empresa, assim como suas despesas mensais. Com o passar do tempo e o aumento das vendas, você terá mais controle sobre suas finanças. 

Portanto, nesse ponto é essencial:

  • Calcular o seu investimento inicial;
  • Calcular os custos dos primeiros meses de funcionamento;
  • Conhecer e estudar as suas opções de financiamento.
  1. Defenda o seu diferencial

Você só terá sucesso se conseguir convencer seus clientes de que seu produto é diferente da concorrência. Estudar o mercado, seus clientes potenciais e seus produtos em profundidade o ajudará a fazer isso.

Afinal, num mercado feroz,  se destacar é crítico. Portanto, defender suas mercadorias é fundamental para seus negócios. É também uma das questões mais difíceis que um empresário enfrenta, devido a dificuldade inicial que algumas pessoas enfrentam para promover produtos. 

Quando você conhece bem seus concorrentes, você se sentirá mais à vontade para defender seus produtos e serviços. Você estará em melhor posição para dizer que seu produto é distinto dos outros no mercado se você aprender bem sobre seus concorrentes. Portanto, não deixe de:

  • Entender o que seu público alvo busca e têm carência no mercado;
  • Investir em qualidade;
  • Tenha uma boa estratégia de marketing de conteúdo;
  • Precifique corretamente.
  1. Torne sua empresa conhecida e competitiva

Pode ser difícil atrair clientes quando se inicia uma empresa. Quanto mais popular sua empresa se tornar, mais clientes você poderá adquirir. Ter uma estratégia inteligente para evitar a queima de dinheiro em publicidade e marketing digital é fundamental também.

Você se esforçou muito para colocar sua empresa em funcionamento, mas uma vez aberto para negócios, você deve enfrentar o desafio de competir contra outras empresas em seu setor. 

Agora que você está no jogo, sua empresa deve enfrentar não apenas outras pequenas empresas, mas também grandes corporações que operam no mesmo setor que a sua para atrair e fidelizar os seus clientes.

Procure alianças, promoções e ofertas especiais que são sempre a melhor escolha com base no que sua empresa oferece ao mercado. e busque sempre:

  • Inove na forma de comunicar e atender;
  • Diversifique as formas de vender, e de receber seus pagamentos.

Tenha o apoio da Fênix Assessoria Contábil

O empreendedorismo, por si só, já é um grande desafio. É preciso ter um modelo de negócios sólido, estratégias eficazes de fidelidade do cliente, uma boa estratégia de marketing e vendas e uma gestão excepcional para ser bem sucedido. 

No entanto, as barreiras no Brasil são mais extensas. Por exemplo, a carga tributária sobre um profissional é excessivamente alta. Também é difícil abrir uma nova empresa devido a uma grande quantidade de burocracia.

Por isso, a Fênix Assessoria Contábil está aqui! Os nossos profissionais oferecem Serviço de Assessoria Contábil para o bom funcionamento da sua empresa.Ainda como forma de auxílio, nosso serviços incluem Abertura de Empresas para que você empresário possa iniciar sua jornada com tranquilidade lidando adequadamente da tributação e de todos os procedimentos necessários para o sucesso empresarial.

SUPERE AS DIFICULDADES INICIAIS DE SEU NEGÓCIO, CLIQUE AQUI E TENHA APOIO CAPACITADO

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Reforma Tributária 2024 Descubra As Mudanças Que Podem Impactar Seus Impostos - Contabilidade para Empresas em São Paulo | Fênix Contábil

Reforma tributária 2024: o que esperar de mudanças?

Reforma tributária 2024: quais mudanças esperar Confira quais as principais mudanças que a reforma tributária 2024 pretende trazer para o cenário empresarial. A reforma tributária 2024 é um dos temas mais importantes e polêmicos da agenda política brasileira. Mesmo sendo

Recomendado só para você
Descubra o segredo para reduzir impostos em seu comércio Seguindo…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
FENIX ASSESSORIA CONTÁBIL LTDA

Com mais de 23 anos de mercado, oferecemos serviços para Sociedade Limitada Unipessoal, Simples Nacional, Lucro Presumido e Real, visando a melhoria de desempenho e o consequente crescimento, otimizando custos operacionais e tributários, e procurando contribuir para o aumento da margem de lucro e competividade.

Somos especialistas em assessoria, consultoria e de assistência operacional para prestadores de serviços, voltados à gestão de negócios de TI.

Com a transição da contabilidade digital, fomos nos adaptando e transformando a empresa para prestar serviços de qualidade e com atendimento mais humanizado. Temos uma equipe formada por pessoas que estão sempre inquietas, na busca de inovação, visando sempre trazer melhorias e qualidade aos nossos clientes.

Alinhada com os desafios apresentados por cenário cada vez mais competitivo e tecnológico, a FENIX vem auxiliando as organizações na racionalização da carga tributária, no entendimento dos temas e discussões atuais bem como no cumprimento das regras legais (compliace) de uma forma objetiva e abrangente.

Nesse sentido, a FENIX tem buscado a especialização nas mais diversas áreas tributárias, atuando nas questões relacionadas aos Tributos Diretos, Indiretos, Trabalhistas e Previdenciários.

Conte com a EQUIPE FENIX, temos o prazer de recebê-lo. Solicite um orçamento ou uma visita de nossos profissionais.