Descubra agora como emitir nota fiscal em seu comércio de forma eficaz
Emitir nota fiscal é uma obrigação do seu comércio. Saiba como fazer isso de forma eficaz e sem complicações
A emissão de notas fiscais no comércio já é uma realidade da rotina desses empreendedores, além de ser uma obrigação acessória que deve ser cumprida corretamente para evitar problemas com o governo, como o pagamento de multas e a possibilidade de responder por crime de sonegação fiscal.
Desse modo, é fundamental não só saber como realizar a correta emissão desses documentos, como também entender a melhor forma de fazer isso de forma eficaz.
Por isso, no artigo de hoje, vamos apresentar 7 dicas de ouro para que você possa emitir nota fiscal em seu comércio de forma correta e eficaz.
Confira!
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Como emitir nota fiscal em seu comércio sem complicações e de forma eficaz?
Por mais que faça parte da rotina dos empreendedores do setor do comércio, muitos ainda apresentam dificuldades e dúvidas na hora de realizar a correta emissão das notas fiscais.
Pensando nisso, reunimos 7 dicas simples e efetivas que vão fazer com que você emita esses documentos de forma rápida, prática, correta e eficaz. Confira abaixo!
1. Verifique o tipo de nota fiscal que deve ser emitida em seu comércio
Você já sabe que a emissão da nota fiscal é algo obrigatório, mas sabe qual ou quais tipos de nota deve emitir em seu comércio? Esse é um dos primeiros pontos que deve ser considerado para emitir nota fiscal de forma eficaz.
Para quem trabalha com a comercialização de produtos, por exemplo, o ideal é emitir uma nota fiscal eletrônica sobre a qual incide o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Já para os produtos industrializados, deve-se indicar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
2. Faça o cadastro na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz)
A fim de que seja possível emitir nota fiscal eletrônica, é necessário realizar o registro junto aos órgãos competentes. Para a prestação de serviços, esse registro é na prefeitura do seu município. Já para o comércio e a indústria, o cadastro deve ser realizado na Sefaz do seu estado.
Para acessar a Sefaz de São Paulo, por exemplo, você pode clicar no link abaixo:
A partir desse registro, é possível solicitar a autorização para emissão de notas fiscais. Além disso, será possível emitir as NF-es diretamente no sistema oferecido pela Sefaz.
Agora está quase tudo pronto para a emissão de suas notas. O próximo passo é obter o certificado digital. Veja a seguir!
3. Obtenha um certificado digital
O certificado digital é um dos maiores avanços para a assinatura em meios eletrônicos e para a emissão e o envio de documentos de modo seguro e prático. Afinal, ele permite que você assine documentos de forma digital e com validade jurídica de qualquer lugar que você esteja.
Além disso, ele atesta a validade jurídica de sua nota fiscal eletrônica. Desse modo, trata-se de um passo fundamental para a emissão desses documentos.
Portanto, através da sua assinatura digital, é possível que o titular ou o emissor da NF-e comprove que foi a sua empresa que emitiu tal documento fiscal.
Além disso, o certificado digital serve como forma de acessar muitos dos sistemas de emissão de notas fiscais.
Para obter o seu certificado digital, é preciso procurar uma Autoridade Certificadora e fazer a solicitação. Nós, da Fênix Assessoria Contábil, podemos ajudá-lo com esse procedimento.
4. Defina o software responsável pela emissão de suas notas fiscais
Como já foi falado anteriormente, é possível utilizar o sistema oferecido pela Sefaz para emitir nota fiscal. Entretanto, também há a opção de utilizar um software próprio integrado ao sistema do governo.
Diante disso, o ideal é analisar todas as opções para identificar o sistema mais prático e vantajoso para o seu comércio.
Com esse ponto definido, você já pode emitir as notas fiscais do seu comércio.
5. Verifique se os dados estão corretos
É importante ressaltar que, depois que a nota fiscal é gerada, não há como fazer alterações, sendo necessário solicitar seu cancelamento ou substituição.
Sendo assim, visando evitar infortúnios, é importante verificar se todos os dados preenchidos estão corretos antes de gerar a nota fiscal.
6. Armazene as notas emitidas por 5 anos
Ao emitir a nota fiscal eletrônica serão gerados o XML e o DANFE. Vale ressaltar que, por mais que ambos sejam muito importantes, eles possuem funções diferentes.
O DANFE é a representação gráfica da nota fiscal, a confirmação de sua emissão e, portanto, deverá ser impresso e enviado ao cliente que receberá a mercadoria.
O XML, por sua vez, é a própria nota fiscal e deverá ser armazenado por sua empresa por, no mínimo, 5 anos a partir da sua emissão, tendo em vista que o governo pode solicitar esses documentos para possível conferência.
Desse modo, você garante maior proteção para o seu comércio diante de possíveis fiscalizações por parte do governo.
7. Conte com o suporte da Fênix Assessoria Contábil
A melhor forma de garantir a correta emissão de notas fiscais, bem como o seu devido registro e armazenamento, é contar com o suporte de especialistas contábeis.
Afinal, esses profissionais irão garantir que todos os passos citados no artigo de hoje sejam realizados de forma correta, com o uso das tecnologias necessárias, como o certificado digital, a fim de que todo o processo de emitir nota fiscal ocorra de forma correta e eficaz.
Sendo assim, saiba que nós, da Fênix Assessoria Contábil, somos uma contabilidade especializada na prestação de serviços contábeis, fiscais e tributários com mais de 20 anos de experiência no mercado.
Conosco, você terá o suporte necessário para garantir uma empresa organizada, saudável, lucrativa e em plena conformidade fiscal.
Envie uma mensagem para que possamos conversar e entender melhor quais são as suas necessidades e como podemos trazer as soluções mais adequadas para o seu comércio.
Aguardamos o seu contato!
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