Índice
ToggleSaiba como você pode abrir CNPJ de maneira segura e simples com nossas dicas!
Confira, em nosso artigo, do que você precisa saber sobre como abrir CNPJ de maneira facilitada e segura!
Abrir CNPJ é uma atividade que, eventualmente, todos os empresários acabam realizando, pois desejam possuir seu crescimento.
Entretanto, realizar este processo pode ser confuso e burocrático, para os empresários que não possuem o auxílio e conhecimento necessários.
Assim, escrevemos este artigo para facilitar o seu entendimento e domínio sobre essa atividade tão fundamental para sua carreira empresarial.
Confira nosso artigo e domine todos os processos que este processo envolve!
Abra seu negócio com facilidade! Informações adicionais em:
O que é abrir um CNPJ?
Em resumo, o CNPJ é a sigla para Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, que é o número que identifica uma empresa ou entidade, perante a Receita Federal.
Sobretudo, o CNPJ é composto por 14 dígitos, sendo os oito primeiros o número de inscrição, os quatro seguintes, o código da unidade de atendimento e os dois últimos os dígitos verificadores.
Certamente, abrir CNPJ significa solicitar a inscrição do seu negócio no CNPJ, ou seja, registrar a sua empresa ou entidade na Receita Federal e obter o seu número de identificação.
De fato, abrir CNPJ é um requisito para quem quer:
- Emitir notas fiscais;
- Contratar funcionários;
- Abrir conta bancária, solicitar empréstimos, participar de licitações e ter acesso a diversos benefícios e programas do governo.
Quais os benefícios em abrir CNPJ?
Com toda certeza, abrir CNPJ traz uma série de benefícios para o seu negócio, como:
Legalidade
Certamente, abrir CNPJ é o primeiro passo para legalizar seu negócio e evitar problemas com a fiscalização e a tributação.
Além disso, ter um CNPJ confere mais credibilidade e confiança aos seus clientes, fornecedores e parceiros.
Economia
De fato, abrir CNPJ pode te ajudar a economizar impostos e taxas, pois você pode optar por regimes tributários mais vantajosos, como o Simples Nacional, que é um sistema simplificado e unificado de recolhimento de impostos para as micro e pequenas empresas.
Sobretudo, você pode ter acesso a linhas de crédito e financiamento com juros mais baixos e condições mais favoráveis do que as oferecidas para as pessoas físicas.
Crescimento
Por fim, abrir CNPJ pode te possibilitar expandir o seu negócio, pois você pode:
- Contratar funcionários;
- Abrir filiais;
- Participar de licitações;
- Vender para o governo;
- Exportar e importar produtos e serviços.
Como abrir um CNPJ passo a passo?
Finalmente, para Abrir CNPJ, você precisa seguir alguns passos, que podem variar conforme a modalidade de CNPJ que você escolher.
Eventualmente, os passos são os seguintes:
1. Definir o tipo de empresa
Primeiramente, considere o seu porte, o seu ramo de atividade, o seu faturamento, o seu regime tributário, o seu número de sócios e o seu capital social.
2. Escolher o nome e o endereço da sua empresa
Em segundo lugar, verifique se o nome está disponível e se o endereço está conforme as normas da prefeitura e do corpo de bombeiros.
3. Elaborar o contrato social ou o ato constitutivo da sua empresa
A princípio, ele é o documento que define as regras, os direitos e as obrigações dos sócios e da empresa ou entidade.
4. Solicitar a inscrição do seu CNPJ
Dessa maneira, pela internet, no portal da Receita Federal, preenchendo o formulário eletrônico com os dados da sua empresa, ou entidade, e anexando os documentos necessários, como o:
- Contrato social ou o ato constitutivo;
- Documento de identidade dos sócios;
- Comprovante de endereço.
5. Obter o alvará de funcionamento da sua empresa
Em resumo, essa é a autorização da prefeitura, para que você possa exercer a sua atividade no local escolhido.
Para isso, você precisa apresentar o seu CNPJ, o contrato social ou o ato constitutivo, o comprovante de endereço, o laudo do corpo de bombeiros, entre outros documentos exigidos pela prefeitura.
6. Obter as licenças e os registros específicos da sua atividade
Por fim, eles podem ser exigidos por órgãos estaduais ou federais, como a vigilância sanitária, o meio ambiente, a secretaria da fazenda, a junta comercial.
Desse modo, você precisa apresentar o seu CNPJ, o alvará de funcionamento, o contrato social ou o ato constitutivo, entre outros documentos exigidos pelos órgãos competentes.
Abra seu CNPJ de forma facilitada com uma contabilidade eficiente!
Nós, da Fênix Assessoria Contábil, te auxiliamos nesse processo tão fundamental para sua carreira empreendedora e empresarial.
Possuímos serviços especializados e preparados em serviço de abertura de empresas, para facilitar todos seus processos e evitar dores de cabeça desnecessárias.
Entre em contato conosco e abra seu CNPJ de maneira tranquila e facilitada!
Abra seu CNPJ com um especialista!