Planejamento tributário: um guia para pagar menos impostos em sua empresa

Planejamento Tributario O Que Voce Precisa Saber Para Nao Pagar Imposto A Mais Blog - Fênix Assessoria Contábil

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O planejamento tributário irá proteger sua empresa de pagar impostos a mais

Saiba tudo o que você precisa sobre o planejamento tributário para utilizá-lo como um aliado na redução do pagamento de impostos em sua empresa

Com a complexidade das leis tributárias, é fácil cometer erros e acabar pagando mais impostos do que o necessário.

Essa situação, contudo, é bastante prejudicial para a sua empresa, tendo em vista que o pagamento de tributos é responsável por uma importante parcela que é retirada do seu caixa todos os meses.

Entretanto, há várias maneiras de reduzir o valor do imposto que você precisa pagar em seu negócio, além de evitar erros no recolhimento dos tributos e no cumprimento de suas obrigações fiscais.

A mais famosa e efetiva delas é a elaboração de um planejamento tributário efetivo.

Por isso, no artigo de hoje, nós, da Fênix Assessoria Contábil, vamos apresentar tudo aquilo de que você precisa saber sobre o planejamento tributário e como utilizá-lo para não pagar impostos a mais.

Acompanhe!

O que se entende por planejamento tributário?

Podemos definir o planejamento tributário como a gestão do pagamento dos tributos e do cumprimento das obrigações fiscais de uma empresa. Também pode ser definido como um estudo da legislação e das áreas contábil e fiscal do empreendimento para encontrar formas de reduzir — de forma legal —  a carga tributária da empresa.

Para saber mais, acesse os links abaixo:

Quais são os tipos de planejamento tributário?

Existem três tipos de planejamento tributário, a saber:

Planejamento estratégico: aqui são definidos os objetivos e as metas da empresa a longo prazo, buscando uma projeção do futuro do negócio. É através do planejamento estratégico que se analisa o regime tributário mais vantajoso para a empresa, considerando uma série de fatores, como a atividade exercida e o faturamento do negócio, além dos benefícios fiscais e da redução da carga tributária proporcionada pelo regime de tributação.

Planejamento operacional: é desenvolvido um conjunto de procedimentos para garantir o cumprimento das obrigações fiscais de forma correta e dentro do prazo, como o pagamento devido dos tributos e as escriturações dos documentos fiscais. Para tanto, é necessário implementar esses procedimentos na rotina de sua empresa. Assim, você terá a compreensão sobre suas reais obrigações, evitando pagar tributos indevidamente, reduzindo os valores gastos com essa obrigação e evitando o pagamento de multas e demais sanções do governo.

Planejamento tático: é o responsável por conectar o planejamento estratégico ao planejamento operacional. Ele tem foco no médio prazo e é voltado às áreas e aos departamentos da empresa. Dessa forma, cada setor estabelece seus objetivos para que todos juntos possam alcançar os objetivos elaborados no planejamento estratégico e que irão beneficiar toda a empresa.

Como o planejamento tributário evita que a sua empresa pague impostos a mais?

Ao entender o conceito e as particularidades do planejamento tributário, já deu para perceber como ele pode ajudar sua empresa a evitar pagar impostos a mais ou em duplicidade, não é mesmo?

Afinal, ele permite que seja identificado o regime tributário mais vantajoso para a sua empresa, buscando a redução da carga tributária e das burocracias, bem como realizar uma série de procedimentos a fim de que todas as suas obrigações fiscais sejam cumpridas corretamente e dentro do prazo.

Isso é possível devido ao domínio da legislação tributária, assim como ao estudo e à análise das áreas contábil e fiscal de sua empresa.

Desse modo, você passa a ter uma maior economia tributária, evita o pagamento de multas por atrasos no cumprimento das obrigações fiscais e evita o pagamento indevido de tributos, tendo em vista que saberá exatamente quais são os tributos que devem ser recolhidos, quando e como devem recolhidos, bem como os seus valores.

Sendo assim, é fundamental que a sua empresa possa contar com um planejamento tributário efetivo. Visando ajudar você nesse assunto, apresentamos, a seguir, como realizar esse planejamento. Confira!

Como fazer o planejamento tributário para a sua empresa?

Em primeiro lugar, é importante destacar que o planejamento tributário demanda conhecimento contábil, fiscal e domínio da legislação. Por isso, ele deve ser elaborado por especialistas contábeis.

Assim, você garante maior assertividade nos resultados obtidos e maior segurança no cumprimento de suas obrigações. 

Dessa forma, esses especialistas irão realizar uma série de procedimentos para elaborar essa planejamento, como:

  1. Fazer o levantamento de todos os dados e de todas as informações contábeis e fiscais da empresa;
  2. Analisar as metas e os objetivos a curto, médio e longo prazo que foram definidas por você para o seu negócio;
  3. Analisar os enquadramentos jurídicos e tributários para identificar os mais vantajosos para a sua empresa;
  4. Apresentar o regime tributário mais vantajoso à  realidade do seu negócio (se Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido);
  5. Estruturar o plano tributário;
  6. Revisar e realizar as modificações necessárias no planejamento periodicamente.

Dessa forma, sua empresa poderá manter uma gestão fiscal efetiva, econômica e produtiva. 

Conte com o suporte especializado da Fênix Assessoria Contábil!

O planejamento tributário é uma parte fundamental da gestão fiscal e financeira de uma empresa por permitir não só a redução da carga tributária, como também uma melhor compreensão de todas as questões tributárias que envolvem o seu negócio, reduzindo erros no cumprimento de suas obrigações e no recolhimento devido dos seus impostos.

No entanto, é um processo que exige conhecimento técnico, sendo muito fácil cometer erros em sua elaboração quando realizado por quem não é especialista.

Portanto, é importante que você contrate uma empresa contábil com expertise em planejamento tributário para ajudá-lo nesse processo.

Conte com o apoio especializado da Fênix Assessoria Contábil!

Nossa empresa tem mais de 20 anos de experiência no processo de planejamento tributário; compreendemos todas as complexidades do sistema tributário brasileiro.

Com os nossos serviços de assessoria fiscal e tributária especializada para o seu negócio, você terá um planejamento tributário efetivo, documentação atualizada e regularizada, apontamento de erros e correção, assessoramento sobre a legislação fiscal e muito mais.

Então, não perca mais tempo e nos envie uma mensagem agora mesmo para que possamos ajudar você a proteger sua empresa de pagar mais impostos do que o devido.

CLIQUE AQUI PARA REDUZIR A CARGA TRIBUTÁRIA DE SUA EMPRESA!

5/5 - (1 vote)
Summary
Planejamento tributário: um guia para pagar menos impostos em sua empresa
Article Name
Planejamento tributário: um guia para pagar menos impostos em sua empresa
Description
O planejamento tributário irá proteger sua empresa de pagar impostos a mais. Leia o nosso artigo e confira mais informações!
Author
Publisher Name
Fênix Contábil
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Tudo o que você precisa saber para abrir empresa em…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Confira os planos e Preços da Contabilidade Fênix, para redução de custos e qualificação tributária.

Nós da Fênix prezamos por transparência. Por isso, é importante que você saiba que o seu faturamento mensal influencia no valor da sua mensalidade. Confira abaixo os valores.

Condições válidas apenas para novos cliente

MENSALIDADE POR FATURAMENTO

Mei
Serviços
Comércio
Lucro Presumido (Serviço)
Lucro Presumido (Comércio s/funcionário)
Lucro Real
Folha de pagamento
PROMOÇÃO: Abertura de empresas
💬 Precisa de ajuda?