Planejamento tributário: um guia para pagar menos impostos em sua empresa

Planejamento Tributario O Que Voce Precisa Saber Para Nao Pagar Imposto A Mais Blog - Fênix Assessoria Contábil

Compartilhe nas redes!

O planejamento tributário irá proteger sua empresa de pagar impostos a mais

Saiba tudo o que você precisa sobre o planejamento tributário para utilizá-lo como um aliado na redução do pagamento de impostos em sua empresa

Com a complexidade das leis tributárias, é fácil cometer erros e acabar pagando mais impostos do que o necessário.

Essa situação, contudo, é bastante prejudicial para a sua empresa, tendo em vista que o pagamento de tributos é responsável por uma importante parcela que é retirada do seu caixa todos os meses.

Entretanto, há várias maneiras de reduzir o valor do imposto que você precisa pagar em seu negócio, além de evitar erros no recolhimento dos tributos e no cumprimento de suas obrigações fiscais.

A mais famosa e efetiva delas é a elaboração de um planejamento tributário efetivo.

Por isso, no artigo de hoje, nós, da Fênix Assessoria Contábil, vamos apresentar tudo aquilo de que você precisa saber sobre o planejamento tributário e como utilizá-lo para não pagar impostos a mais.

Acompanhe!

O que se entende por planejamento tributário?

Podemos definir o planejamento tributário como a gestão do pagamento dos tributos e do cumprimento das obrigações fiscais de uma empresa. Também pode ser definido como um estudo da legislação e das áreas contábil e fiscal do empreendimento para encontrar formas de reduzir — de forma legal —  a carga tributária da empresa.

Para saber mais, acesse os links abaixo:

Quais são os tipos de planejamento tributário?

Existem três tipos de planejamento tributário, a saber:

Planejamento estratégico: aqui são definidos os objetivos e as metas da empresa a longo prazo, buscando uma projeção do futuro do negócio. É através do planejamento estratégico que se analisa o regime tributário mais vantajoso para a empresa, considerando uma série de fatores, como a atividade exercida e o faturamento do negócio, além dos benefícios fiscais e da redução da carga tributária proporcionada pelo regime de tributação.

Planejamento operacional: é desenvolvido um conjunto de procedimentos para garantir o cumprimento das obrigações fiscais de forma correta e dentro do prazo, como o pagamento devido dos tributos e as escriturações dos documentos fiscais. Para tanto, é necessário implementar esses procedimentos na rotina de sua empresa. Assim, você terá a compreensão sobre suas reais obrigações, evitando pagar tributos indevidamente, reduzindo os valores gastos com essa obrigação e evitando o pagamento de multas e demais sanções do governo.

Planejamento tático: é o responsável por conectar o planejamento estratégico ao planejamento operacional. Ele tem foco no médio prazo e é voltado às áreas e aos departamentos da empresa. Dessa forma, cada setor estabelece seus objetivos para que todos juntos possam alcançar os objetivos elaborados no planejamento estratégico e que irão beneficiar toda a empresa.

Como o planejamento tributário evita que a sua empresa pague impostos a mais?

Ao entender o conceito e as particularidades do planejamento tributário, já deu para perceber como ele pode ajudar sua empresa a evitar pagar impostos a mais ou em duplicidade, não é mesmo?

Afinal, ele permite que seja identificado o regime tributário mais vantajoso para a sua empresa, buscando a redução da carga tributária e das burocracias, bem como realizar uma série de procedimentos a fim de que todas as suas obrigações fiscais sejam cumpridas corretamente e dentro do prazo.

Isso é possível devido ao domínio da legislação tributária, assim como ao estudo e à análise das áreas contábil e fiscal de sua empresa.

Desse modo, você passa a ter uma maior economia tributária, evita o pagamento de multas por atrasos no cumprimento das obrigações fiscais e evita o pagamento indevido de tributos, tendo em vista que saberá exatamente quais são os tributos que devem ser recolhidos, quando e como devem recolhidos, bem como os seus valores.

Sendo assim, é fundamental que a sua empresa possa contar com um planejamento tributário efetivo. Visando ajudar você nesse assunto, apresentamos, a seguir, como realizar esse planejamento. Confira!

Como fazer o planejamento tributário para a sua empresa?

Em primeiro lugar, é importante destacar que o planejamento tributário demanda conhecimento contábil, fiscal e domínio da legislação. Por isso, ele deve ser elaborado por especialistas contábeis.

Assim, você garante maior assertividade nos resultados obtidos e maior segurança no cumprimento de suas obrigações. 

Dessa forma, esses especialistas irão realizar uma série de procedimentos para elaborar essa planejamento, como:

  1. Fazer o levantamento de todos os dados e de todas as informações contábeis e fiscais da empresa;
  2. Analisar as metas e os objetivos a curto, médio e longo prazo que foram definidas por você para o seu negócio;
  3. Analisar os enquadramentos jurídicos e tributários para identificar os mais vantajosos para a sua empresa;
  4. Apresentar o regime tributário mais vantajoso à  realidade do seu negócio (se Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido);
  5. Estruturar o plano tributário;
  6. Revisar e realizar as modificações necessárias no planejamento periodicamente.

Dessa forma, sua empresa poderá manter uma gestão fiscal efetiva, econômica e produtiva. 

Conte com o suporte especializado da Fênix Assessoria Contábil!

O planejamento tributário é uma parte fundamental da gestão fiscal e financeira de uma empresa por permitir não só a redução da carga tributária, como também uma melhor compreensão de todas as questões tributárias que envolvem o seu negócio, reduzindo erros no cumprimento de suas obrigações e no recolhimento devido dos seus impostos.

No entanto, é um processo que exige conhecimento técnico, sendo muito fácil cometer erros em sua elaboração quando realizado por quem não é especialista.

Portanto, é importante que você contrate uma empresa contábil com expertise em planejamento tributário para ajudá-lo nesse processo.

Conte com o apoio especializado da Fênix Assessoria Contábil!

Nossa empresa tem mais de 20 anos de experiência no processo de planejamento tributário; compreendemos todas as complexidades do sistema tributário brasileiro.

Com os nossos serviços de assessoria fiscal e tributária especializada para o seu negócio, você terá um planejamento tributário efetivo, documentação atualizada e regularizada, apontamento de erros e correção, assessoramento sobre a legislação fiscal e muito mais.

Então, não perca mais tempo e nos envie uma mensagem agora mesmo para que possamos ajudar você a proteger sua empresa de pagar mais impostos do que o devido.

CLIQUE AQUI PARA REDUZIR A CARGA TRIBUTÁRIA DE SUA EMPRESA!

Classifique nosso post
Summary
Planejamento tributário: um guia para pagar menos impostos em sua empresa
Article Name
Planejamento tributário: um guia para pagar menos impostos em sua empresa
Description
O planejamento tributário irá proteger sua empresa de pagar impostos a mais. Confira o artigo que preparamos para saber mais.
Author
Publisher Name
Fênix Contábil
Publisher Logo

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Maximize Lucros Com Gestão De Estoque Eficiente Estratégias Essenciais Para Comerciantes - Contabilidade para Empresas em São Paulo | Fênix Contábil

Otimize a gestão de estoque do seu comércio com nossas dicas

Maximize lucros com gestão de estoque eficiente: estratégias essenciais para comerciantes Descubra como aprimorar sua gestão de estoque e parar de perder dinheiro desnecessariamente no seu comércio No mundo do comércio, uma gestão de estoque eficaz é fundamental para o

Domine Seus OrÇamentos Estrategias Para O Sucesso Financeiro (1) - Contabilidade para Empresas em São Paulo | Fênix Contábil

Domine seus orçamentos: estratégias para o sucesso financeiro

A verdadeira razão pela qual os orçamentos falham em muitas empresas, e como você pode garantir o sucesso Descubra os segredos para evitar falhas nos orçamentos empresariais e impulsionar o sucesso da sua empresa! Orçamento empresarial é frequentemente a espinha

Recomendado só para você
Tudo o que você precisa saber para abrir empresa em…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Atenção, contribuinte!

O prazo para a entrega da declaração do IRPF 2024 é até o dia 31 de maio. Não deixe para a última hora e evite multas.

Se você tem dúvidas sobre como declarar o seu Imposto de Renda, entre em contato com os nossos especialistas pelo número (11) 97760-8761 ou pelo número (11) 97760-8798. Eles estão prontos para orientar você e facilitar a sua vida.

Não perca tempo e faça já a sua declaração com segurança e tranquilidade.