Agora é obrigatório! Saiba mais sobre o Documento Eletrônico para Gestão de Resíduos (MTR).

1 Min (4) - Fênix Assessoria Contábil
MTR: Documento eletrônico para gestão de resíduos passa a ser obrigatório Obrigatoriedade do MTR eletrônico passa a valer em 1º de janeiro de 2021, em todo o território nacional.

Compartilhe nas redes!

MTR: Documento eletrônico para gestão de resíduos passa a ser obrigatório

Obrigatoriedade do MTR eletrônico passa a valer em 1º de janeiro de 2021, em todo o território nacional.

Estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços que geram resíduos perigosos e não perigosos – como sobras de tecidos, papeis e resíduos equiparados aos domésticos, porém em grande quantidade – deverão emitir, a partir de 1º de janeiro de 2021, o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR).

O documento deverá ser emitido pelos grandes geradores na plataforma do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (Sinir), e nele devem constar todos os tipos de resíduos gerados nas operações da empresa, a quantidade, transporte e destinação final dos resíduos.

Estas empresas, consideradas grandes geradores, também devem ter Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

Tal obrigatoriedade permite ao Ministério de Meio Ambiente – MMA identificar e rastrear os resíduos em transporte até a destinação final adequada, de acordo com a Portaria 280, de 29 de junho de 2020, do MMA.

Gerador de resíduos

Vale destacar que a classificação como grande gerador de resíduos sólidos varia nos municípios. Nas cidades de São Paulo e Guarulhos, por exemplo, é grande gerador a empresa (mercado, escritório, loja, restaurante, etc.) que produz mais de 200 litros por dia.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) entende que tal modernização traz benefícios como a redução de custos operacionais (economia papel e tonners de impressão), além da redução de espaços físico e virtual para arquivar, respectivamente, as vias impressas e eletrônicas de MTR, assim como o fácil acesso à documentação para fins de fiscalização.

Descumprimento

Apesar de não haver previsão de penalidade, o descumprimento da norma implica infração administrativa ambiental, e poderão ser aplicadas as regras previstas no Decreto Federal 6.514/2008, incluindo advertência, multa, suspensão parcial ou total das atividades, entre outros.

A ferramenta para cadastro da empresa e emissão de MTR está disponível no site mtr.sinir.gov.br, em caráter experimental, até o dia 31 de dezembro deste ano. Em caso de dúvidas, consulte a lista com 150 questões, disponível no mesmo site em “Perguntas frequentes” ou os Manuais de Ajuda.

Fonte: Fecomercio

Classifique nosso post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Reforma Tributária 2024 Descubra As Mudanças Que Podem Impactar Seus Impostos - Contabilidade para Empresas em São Paulo | Fênix Contábil

Reforma tributária 2024: o que esperar de mudanças?

Reforma tributária 2024: quais mudanças esperar Confira quais as principais mudanças que a reforma tributária 2024 pretende trazer para o cenário empresarial. A reforma tributária 2024 é um dos temas mais importantes e polêmicos da agenda política brasileira. Mesmo sendo

Recomendado só para você
Nota técnica 51520/2020, do ministério da economia, trouxe diretrizes para…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
FENIX ASSESSORIA CONTÁBIL LTDA

Com mais de 23 anos de mercado, oferecemos serviços para Sociedade Limitada Unipessoal, Simples Nacional, Lucro Presumido e Real, visando a melhoria de desempenho e o consequente crescimento, otimizando custos operacionais e tributários, e procurando contribuir para o aumento da margem de lucro e competividade.

Somos especialistas em assessoria, consultoria e de assistência operacional para prestadores de serviços, voltados à gestão de negócios de TI.

Com a transição da contabilidade digital, fomos nos adaptando e transformando a empresa para prestar serviços de qualidade e com atendimento mais humanizado. Temos uma equipe formada por pessoas que estão sempre inquietas, na busca de inovação, visando sempre trazer melhorias e qualidade aos nossos clientes.

Alinhada com os desafios apresentados por cenário cada vez mais competitivo e tecnológico, a FENIX vem auxiliando as organizações na racionalização da carga tributária, no entendimento dos temas e discussões atuais bem como no cumprimento das regras legais (compliace) de uma forma objetiva e abrangente.

Nesse sentido, a FENIX tem buscado a especialização nas mais diversas áreas tributárias, atuando nas questões relacionadas aos Tributos Diretos, Indiretos, Trabalhistas e Previdenciários.

Conte com a EQUIPE FENIX, temos o prazer de recebê-lo. Solicite um orçamento ou uma visita de nossos profissionais.